quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fim de Verão

Eu já estava a pelo menos uns dois meses andando sem rumo. Nem sei quantos bairros do Rio de Janeiro eu havia percorrido àquela altura. Dormindo na rua, debaixo de marquises, comendo salgados e refrescos que algumas pessoas me pagavam e com a ligeira sensação de que alguma coisa estava muito errada naquilo tudo.
Essa impressão começou no terceiro dia daquela loucura. Tudo o que eu conseguia lembrar era que eu acordara dois dias atrás, com o sol queimando meu rosto e a areia da praia de Copacabana provocando coceiras por todo o meu corpo.
Mais nada!

O que eu estava fazendo ali? De onde viera? Qual era o meu nome? Vazio... minha memória estava totalmente em branco. Levantei, e comecei a andar lentamente pelas ruas, sem conseguir formar nenhum raciocínio completo.

Dois dias depois eu já começava a pensar melhor. Os questionamentos começavam a surgir. E foi então que, passando pela frente de uma porta espelhada eu me vi pela primeira vez. Aquilo era impossível! Como eu poderia ser um mendigo, se estava vestido com aquelas roupas? Aquele sapato era muito confortável e parecia caro!
Coloquei a mão no bolso e senti meus dedos tocarem um maço de notas de papel. Definitivamente, eu não era um mendigo! Mas então, como? Como eu perdera a memória? Como aquele dinheiro todo fora parar no bolso da minha calça? Como eu havia dormido na areia da praia, como um vagabundo qualquer?
Como, e por quê?

Sentei atônito, num banco de uma praça qualquer. Eu tentava pensar, mas cada vez que eu fazia um pouco mais de esforço nesse sentido minha cabeça começava a doer insuportavelmente.

Fiquei olhando o movimento dos automóveis na via. Era meio dia e o calor estava escaldante, o que fazia minha dor de cabeça aumentar ainda mais. E então um ônibus parou no ponto à minha frente. Estava pintado de uma cor azul tão refrescante, tão relaxante que minha dor de cabeça passou completamente enquanto eu o observava.
Ele começou a se mover e eu resolvi seguí-lo. É claro que ele corria bem mais rápido do que eu, mas acompanhava o seu percurso até perdê-lo de vista (normalmente em uma esquina) e quando chegava até o ponto em que o tinha visto pela última vez, ficava parado até passar outro ônibus da mesma linha, para eu continuar seguindo.

Demorei um dia inteiro para chegar ao ponto final dele.
O momento mais perigoso dessa caminhada foi quando tive passar por dentro de um túnel que não tinha acesso para pedestres, mas eu não estava disposto a desistir. Naquele momento, seguir aquele ônibus era meu único objetivo e naquele momento me parecia a única causa de eu estar vivo.
Fiquei sentado perto do ponto final, esperando algum dos ônibus seguir para a garageme quando vi que um deles estava saindo, implorei ao motorista que me desse uma carona.

Acho que a minha aparência (eu já estava sem fazer a barba a uns três dias, e sem tomar banho, idem) comoveu o condutor, que me deixou subir com a condição de que eu saltasse um ponto antes de ele chegar, pra que os fiscais não vissem. Saltei no ponto combinado e fui seguindo o ônibus a pé.

Chegar na frente daquela garagem de ônibus foi uma das sensações mais maravilhosas que eu me lembrava de ter experimentado nessa vida! O muro estava todo pintado com as cores refrescantes do ônibus e eu senti uma paz tão consistente, um alívio tão profundo que meus olhos se encheram de lágrimas.
Encostei na marquise de uma casa abandonada que ficava do outro lado da rua e fiquei contemplando aquele muro até cair no sono. Permaneci naquele mesmo lugar por quinze dias.

Durante esse tempo alguns funcionários da garagem já me conheciam. Eu contei que não sabia nada sobre o meu passado e que gostava de ficar ali, olhando para o muro. Um deles caiu na gargalhada quando eu contei como havia ido parar ali, mas logo os outros o repreenderam, dizendo que aquilo não tinha graça nenhuma.
Eles estavam morrendo de pena de mim, mas eu não conseguia entender o motivo disso, já que me sentia totalmente feliz, olhando para aquelas cores celestiais. O meu mundo estava completo e quando eu dizia isso para eles, eles pareciam sentir ainda mais pena!
Traziam pão e café de manhã e à noite. Na hora do almoço, traziam uma quentinha e um copo de refresco pra mim. Conseguiram até um lugar para eu tomar banho, todos os dias.

Infelizmente, depois dos quinze dias as minhas dores de cabeça voltaram. O verão tinha terminado e os dias estavam úmidos e chuvosos. O azul daquele muro agora me dava uma sensação de afogamento e de perdição.
Levantei e fui embora, sem me despedir dos meus amigos (eles com certeza estariam usando a camisa azul e seria insuportável chegar perto deles). Pensei em deixar meu nome escrito na parede onde eu estivera hospedado, para eles lembrarem de mim, mas como eu não tinha nome, fiz apenas um buraco no gesso do muro e fui embora.

Não demorou muito para que eu encontrasse outro motivo para viver. Eu estava caminhando a duas horas quando começou um temporal. Corri para baixo de uma árvore para tentar me abrigar. Alguma coisa me fez olhar para cima e eu vi que o galho mais forte apontava para uma rua estreita.
Resolvi seguir nessa direção e lá estava outra árvore, seu galho principal apontando para outra direção.

A essa altura eu já estava ensopado, mas nada mais me importava, a não ser seguir os galhos das árvores. Eles pareciam tão seguros e fortes em suas resoluções que me transmitiam uma confiança irresistível! Fui seguindo alegremente, dançando debaixo dos pingos que caíam sobre mim.

Depois de três dias chegei ao Horto e entrei praticamente num estado de êxtase! Todas aquelas árvores firmes e seguras me indicando um caminho! Eu queria estar no meio delas, cercado por toda aquela sabedoria e estabilidade que me encantavam! Entrei na mata e fiquei andando em círculos por quarto dias.

As árvores me aconselhavam enquanto eu dormia! Cada uma era especialista em uma área e por isso me encaminhavam de umas para as outras, para que meu tratamento fosse completo.
Eu comi algumas frutas e insetos e bebi água da chuva e de pequenos riachos que cortavam as trilhas. Até que fui encaminhado para a mais sábia das árvores. Todos os seus galhos apontavam para a mesma direção e eu senti que havia alcançando o auge de todos os meus anseios e necessidades. Me aproximei o máximo que pude do tronco e finquei meus pés na lama, como se fossem raízes.
Mas a comunhão com essa árvore majestosa durou apenas uma noite. As primeiras horas do dia seguinte foram chuvosas e o vento acabou derrubando o galho mais alto e mais forte desta grande árvore e por pouco não me acertou!

Senti que meu mundo vinha abaixo junto com aquele galho. O barulho da queda despertou alguma coisa dentro de mim. Um sentimento de tristeza e de solidão que vem me acompanhando até hoje.

Pela primeira vez eu senti que faltava alguma coisa. Alguma coisa que não estava naquela floresta, nem nos desenhos dos ônibus e nem em nada do que eu tinha visto durante aquela minha jornada. Alguma coisa que era o real motivo da minha existência, e que eu precisava desesperadamente encontrar!

Pela primeira vez tive consciência de que eu estava sujo - e aquilo me incomodou. Havia uma cachoeira no meio da mata. Tomei um banho, lavei minhas roupas.
O dinheiro ainda estava lá, embrulhadinho num saco plástico. Olhar para ele me dava um mau pressentimento. Parecia que ele despertava uma memória emocional do estado em que eu me encontrava quando o adquiri.
Tive vontade de jogá-lo no riacho que corria até sumir de vista. Tive vontade de rasgá-lo e, não sei porquê, tive vontade de xingá-lo. Mas algum instinto desconhecido me fez guardá-lo.

O sol do inverno estava fraco. Eu fiquei algumas horas nú, esperando que minha roupa secasse. Pendurei-as em um galho de árvore e também tive vontade de abandoná-las. Por alguns momentos cheguei mesmo a odiar aqueles pedaços de roupa bem cortada, que pareciam uma cela móvel. Naqueles momentos em que fiquei nu, no meio da floresta, experimentei uma sensação de liberdade tão sublime, que não pude deixar de sentir um certo pânico ao pensar em me vestir outra vez.
Meu corpo parecia reconhecer nessa sensação de nudez um prazer impagável, mas o vento frio de inverno me fez querer voltar àquela "prisão de fibras".

De repente me vi pensando em como a vida era esquisita: nos impelia a todo momento a abrir mão do prazer e da liberdade em troca de um conforto e de uma segurança discutíveis. Não que, na verdade, eu me lembrasse de nenhuma outra situação que me tivesse feito sentir assim, mas de alguma forma eu sabia que já havia passado por muitas.

A roupa secou, eu me vesti, e, dentro daquela armadura, senti que estava preparado para voltar ao mundo. Na verdade, percebi que estava realmente ansioso por isso. Saí correndo da floresta e continuei correndo pelas ruas até perder o fôlego.

Eu tinha pressa de encontrar! Havia uma agonia dolorida no meu peito, me lembrando a cada segundo que eu estava vivendo à toa, uma sensação de afogamento, de vazio, de solidão... aquilo era urgente!
Mas oquê eu estava procurando? Aonde??

Os dias seguintes foram de uma tristeza sombria e de um desespero inacabável. Havia uma interrogação, um absurdo, um revolta em tudo o que e eu tentava fazer. Por quê? Pra quê? Eram as perguntas que não queriam calar. "Pra quê estou andando assim? Pra quê estou respirando? Por quê? Deve existir algum motivo."
Mas quando eu procurava uma distração, uma resposta, um alívio só encontrava a certeza interna de que não era nada daquilo o que eu queria.

As árvores agora pareciam debochar das minhas dúvidas, das minhas necessidades, da minha dor. Elas não podiam me compreender. Eram auto-suficientes, com suas raízes profundas, seus galhos altos, sua força e estabilidade. Não sentiam fome, frio, e não sentiam o vazio que estava me devorando por dentro.

Foi quando percebi que não poderia mais viver assim. A liberdade que eu julgava ter havia acabado. A alegria que eu sentia em encontrar prazer nas coisas simples havia sumido. Estava faltando alguma coisa!

Resolvi então voltar ao lugar onde tudo aquilo havia começado: a praia. Se ela não me desse a solução, as profundezas do mar poderiam ao menos calar a minha dor, para sempre!
Eu agora tinha pressa em chegar. O caminho parecia muito mais longo do que da primeira vez que o percorri.

Demoraram alguns dias para que eu encontrasse as areias de Copacabana novamente. Estava de noite. O brilho pálido da lua parecia intensificar o frio que cortava os meus ossos, a minha carne, o meu coração.
Sentei na areia e me entreguei aos pensamentos, como um mártir que se entrega a dolorosos sacrifícios, sabendo que essa é a última saída, a única solução.

Algumas coisas foram ficando claras e eu tive a certeza de que eu já havia conhecido anteriormente aquilo estava procurando. Eu só precisava lembrar...
Eu também sabia, de alguma forma, que lembrar do meu passado não seria agradável, muitas coisas ruins haviam acontecido (sensação de afogamento, abandono, prisão).

Se eu escolhesse esquecer tudo pra sempre poderia tentar me acostumar àquela agonia (que certamente não acabaria) e continuar a viver livre e despreocupado (talvez voltar para a floresta).
Considerei por um tempo essa opção: Se lembrar de tudo parecia tão insuportável, talvez fosse mesmo melhor continuar esquecendo, continuar esquecido. Peguei o embrulho de dinheiro e observei. Fui invadido pela mesma sensação de pânico, de estar encurralado, de estar preso a um ciclo infinito: Medo. Confusão. Dor...

Era melhor não lembrar! Guardei o dinheiro novamente. Deitei na areia e fiquei olhando para o céu estrelado, iluminado, infinito. Quis sentir novamente aquela liberdade. Quis sair seguindo todas as estrelas do céu, mas não podia. A agonia não deixava. Era grande demais!

Eu não poderia viver dessa forma!
Levantei e comecei a caminhar pela areia. Eu tinha que lembrar! De qualquer jeito!

Caminhei por alguns metros e então, de repente, senti meu coração disparar! Estava ali, na minha frente, e no momento que encontrei tive a certeza de que era exatamente o que eu vinha procurando todo esse tempo. A única coisa que me faltava - e me bastava - para ser feliz.

Ela estava parada. Nos seus olhos uma expressão de imensa surpresa e alívio! Olhava pra mim com desconfiança, como se não pudesse acreditar em seus prórpios olhos.

Nos aproximamos lentamente um do outro. Ela estava chorando e, para grande surpresa minha, percebi que eu estava chorando também.

10 comentários:

Caldas disse...

Como você consegue melhorar a cada conto? Eu senti todo o desespero de quem está perdido junto a ele. Acordei na praia, sem saber quem era, e vaguei pelas ruas atrás dos ônibus com a alegria de um cão perseguindo pombos. Procurei o meu caminho e a minha verdade, fosse qual fosse, nos mais altos galhos das mais altas árvores, senti o frio do inverno, para no fim, retornar ao começo e encontrar o que estava procurando.

Obrigado por me proporcionar todas estas sensações.

Anônimo disse...

Olá! Muito criativa sua história! Porém por estar na internet eu tentaria fazer um história mais curta ou dividir em várias partes ;)

Retornarei!

beijos!

Monstrinha disse...

Buno, seus coments são sempre muito gentis, e vindo de uma pessoa com tanto talento, realmente significam muito pra mim. Obrigado.

cariocacronico: Obrigado pela sua visita! O conto é longo sim, mas eu sei que tem pessoas com tempo suficiente pra ler na internet(assim como eu). Prefiro não correr com as palavras, pra poder dar o clima desejado à história.

José Lima Dias Júnior disse...

Olá!

Não pensas em reunir seus contos e transforma-los em um livro. Parabéns pela forma como escreve.

Um abraço fraternal!

Monstrinha disse...

Olá José!
Obrigado pelo seu comentário!
Tenho esse desejo sim, quem sabe esse ano ainda...

Obrigado pela visita e volte sempre!

Penélope disse...

Não importa se são contos ou delírios.
O que importa é expressar-se.
Belas páginas.
Abraços

Anônimo disse...

Lindo demais.
Respondendo ao seu comentário: espero fazer desse desejo tão intrínseco de liberdade, o combustível para avançar...
O caminho é longo, árduo, mas precisa ser percorrido, não é assim? E assim soltam-se as amarras... com as lâminas certas.
Muito obrigada pela visita, já tem texto novo no blog!
Beijo

Kelly Christi disse...

Gostei muito dos seus delirios viu? bem escrito, sem erros, e de tamanha sensibilidade

Adinalzir disse...

Seus delírios são muito criativos e o seu talento mais ainda. Meus parabéns!
Agradeço também a sua visita ao Saiba História.
Abraços fraternos!

Amoragape disse...

OLHA... VOCÊ JÁ É A MINHA ESCRITORA FAVORITA!!!!
TE CURTO DE MONTÃO!!!

Postar um comentário